Arqueologia

Início / Acervo / Arqueologia

Arqueologia

O passado sob nossos pés: a Arqueologia da Santa Casa

Sob o piso das casas que hoje abrigam o CHC por um longo tempo permaneceu escondido um grande tesouro. Sem o saber, as pessoas que enterraram o lixo da Santa Casa lá pelos idos de 1900, construíram uma verdadeira cápsula do tempo para nós no século XXI.
O lixo é o grande tesouro para um arqueólogo. A análise do lixo de uma sociedade é uma das fontes possíveis para sua compreensão. Já parou para pensar o quanto o seu próprio lixo diz algo sobre você? Faça um teste, analise seu lixo, além de possibilitar conhecer hábitos que nem sempre damos importância ou gostaríamos que os outros soubessem, também é uma grande possibilidade de analisar a própria sociedade que fazemos parte.

A escavação arqueológica

As escavações arqueológicas iniciaram em outubro de 2005 e se estenderam até setembro de 2006. O trabalho teve como objetivo identificar elementos arqueológicos preventivamente, evitando que fossem destruídos pelas obras. Isto ocorreu devido ao grande potencial arqueológico que possui todo o Centro Histórico de Porto Alegre e em especial a quadra onde está localizada a Santa Casa. Dois elementos motivaram o trabalho: a possibilidade e encontrar-se uma parcela da fortificação do período farroupilha e um antigo cemitério de escravos e indigentes.
A pesquisa evidenciou um rico material arqueológico, revelando uma lixeira hospitalar e lixeiras domésticas. Os achados se referem a bens culturais do século XIX e início do XX. Esse material enriqueceu significativamente o acervo do CHC.

Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca