Ações educativas

Início / CHC / Ações educativas

Ações educativas

As ações educativas desenvolvidas pelo Centro Histórico-Cultural Santa Casa têm como objetivo despertar o interesse da sociedade pela preservação do patrimônio histórico e pela memória da cidade, tendo como ponto de partida a história da Santa Casa de Misericórdia. É através da vivência cultural e da oportunidade de novas descobertas que se promove o conhecimento, a apropriação e a valorização de elementos culturais, ampliando o universo sociocultural da sociedade.

Conheça nossas atividades:

Visitas guiadas ao museu do CHC

O Centro Histórico-Cultural desenvolve ações de Educação Patrimonial, para as comunidadesvisita guiada2 interna e externa. Com esta perspectiva, a equipe do museu oferece visitas guiadas na exposição de longa duração, intitulada “Fragmentos de uma história de todos nós”. Através desta ação, os visitantes podem acompanhar a trajetória da Instituição, com mais de 200 anos, relacionada com a história de sua cidade.
Inscrições pelo e-mail: museu.chc@santacasa.tche.br
*Disponível para todos os públicos.

 

Visitas guiadas ao Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Um museu a céu aberto, por sua antiguidade, estatuária e arquitetura. visita cemiterioAlém de ser uma atração turística da cidade, o Cemitério da Santa Casa, localizado no bairro Azenha, é um importante espaço de memória e das representações sociais e econômicas do Estado.
Inscrições pelo e-mail: visitacemiterio.chc@santacasa.tche.br
Vagas: mínimo de 10; máximo de 35
Duração: 2h
Endereço: Av. Professor Oscar Pereira, 423 – Azenha – Porto Alegre
Para conhecer os roteiros oferecidos, clique aqui.
Observações: A visitação é cancelada e remarcada em caso de chuva ou de instabilidade climática.
É necessário solicitar autorização especial para a visitação sem a presença de um guia do CHC ou para realizar qualquer outra atividade de estudo no espaço cemiterial. O formulário de solicitação de uso do espaço pode ser solicitado por email, ou retirado nas recepções do CHC e Cemitério.
*Disponível para todos os públicos.

Oficina “Limpinho estou: história e cultura da higiene pessoal”

A oficina propicia o diálogo sobre a importância da higiene pessoal no dia a dia ao apresentar objetos museológicos como a escova dentária, o dentifrício, os perfumes, o urinol, a escarradeira e outros. Cada objeto será analisado a partir de diferentes contextos históricos, tentando esclarecer o porquê, quando e por quem esses utensílios foram criados.

Público: alunos da Educação Básica, nas séries iniciais (escolas do município: 1º a 3º ciclo / escolas do Estado: 1º ao 6º)
Vagas: 40 alunos por grupo
Carga horária: 2h
Inscrições pelo e-mail: museu.chc@santacasa.tche.br
* Oficina gratuita destinada para escolas públicas municipais e estaduais

 

 

Oficina “O lixo conta nossa história”

oficina lixo1A proposta é refletir sobre a materialidade de objetos da cultura social e urbana de Porto Alegre em diferentes tempos da cidade. A partir de um jogo de indagações sobre evidências materiais, se faz a dinâmica que consiste em relacionar os vestígios do passado, oriundos das lixeiras arqueológicas da Santa Casa, com elementos da atualidade. O sentido aplicado aos bens culturais é dado na perspectiva de patrimônio e do meio ambiente.
Objetivo: Dialogar sobre os processos de produção, consumo e descarte da cultura material, em diferentes tempos históricos (passado e presente).
Público: grupos escolares
Carga horária: 2h
Inscrições pelo e-mail: museu.chc@santacasa.tche.br
*Disponível para todos os públicos.

Contatos:
museu.chc@santacasa.tche.br
visitacemiterio.chc@santacasa.tche.br

Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca