Museu

Início / CHC / Museu

Museu

5O Museu Joaquim Francisco do Livramento abriga a exposição permanente Fragmentos de uma História de Todos Nós. Também é composto por um acervo com mais de 7 mil objetos e imagens que contam a história da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e da medicina praticada nos últimos 200 anos, além de cenários reconstituídos que mostram como era o cotidiano dos pacientes e servidores em épocas passadas.

São instrumentais médicos, vestuário, imagens sacras, relógios, móveis e utensílios farmacêuticos. O museu reúne também peças do acervo arqueológico da Santa Casa, composto de mais de 25 mil itens recolhidos nas diversas fases de construção do complexo hospitalar.

As peças estão classificadas por coleções, conforme a função ou a utilidade que tiveram na Santa Casa: Administração, Botica e Farmácia; Arsenal Médico Cirúrgico; Objetos Sacros; Radiofonia, Placas, Clichês e Audiovisuais; Nutrição e Dietética; Moedas e Medalhas; Pinacoteca; Indumentária; Engenharia; Mobiliário e Artigos Decorativos; Acervo Lúcia Gavello Castillo; e Acervo Geraldo Brochado da Rocha.

A exposição permanente “Fragmentos de uma História de Todos Nós” tem a autoria, curadoria e criação de projeto da arquiteta Ceres Storchi.

No dia 08 de dezembro de 2016, a exposição foi equipada com recursos comunicacionais para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. Hoje, estão disponíveis maquetes de toque com indicações em Braille, objetos de toque em pontos específicos das seções, equipamentos de multimídia e cartilhas em Braille e em fonte ampliada. 

Funcionamento
Terças a sábados, das 9h às 18h
Domingos e feriados, das 14h às 18h

Contato
museu.chc@santacasa.tche.br

Para atendimento especializado
museu.chc@santacasa.tche.br
(51) 3213-7370

Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca