EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS EMPRESTADAS – LUCY COPSTEIN

Início / Categoria Acontece / Acontece / EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS EMPRESTADAS – LUCY COPSTEIN

EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS EMPRESTADAS – LUCY COPSTEIN

Artista: Lucy Copstein
Curadoria: Letícia Lau

Visitação: 08 de maio a 07 de julho de 2019

Entrada franca

 

A exposição Memórias Emprestadas da artista Lucy Copstein propõe um questionamento sobre a verdade, a ilusão, a realidade e a memória. Lucy entrevistou pessoas amigas e conhecidas para estabelecer um lugar de escuta das memórias mais emocionantes, ou importantes de cada um dos entrevistados e criou pinturas que ilustram cada narrativa.

Durante dois anos, Lucy convidou artistas, amigos e conhecidos para relatarem uma memória sua, a primeira que viesse na cabeça, ou uma que tivesse marcado a vida da pessoa. Neste momento ela cria uma situação de escuta, provocando o reavivamento da memória e da emoção que a registrou em seu inconsciente, além da entrega de algo muito pessoal e íntimo. Ela faz algumas anotações com algumas palavras chaves e rascunha imagens que poderiam servir de interpretação da história contada.

O resultado gerou pinturas que estão expostas sobre a forma de tela e também de impressões em voal. Juntamente com as pinturas, um áudio com narrativas sobrepostas e algumas palavras em destaque complementam o trabalho da série como vestígios do processo criativo evidenciando o poder da narrativa e da escuta.

Lucy Copstein, nasceu em Rio Grande em 1955, mas vive e trabalha em Porto Alegre. Inicia seus estudos em pintura no ano de 1980, depois aprimorou seu conhecimentos com a artista visual Vera Wildner, também frequentou o atelier de Glênio Biachetti em Brasília, sob orientação de Elder Rocha e cerâmica com Walter Py. Possui um trabalho voltado a narrativas do cotidiano e desenvolve alguns trabalhos em fotografia além da pintura e do desenho. Realizou sua primeira exposição individual na galeria Arte & Fato, teve seu trabalho selecionado para o 20º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Participou de exposições coletivas no MACRS, na Câmara Municipal de Porto Alegre, no Memorial do Ministério Público e em galerias comerciais de Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA

Artista Visual
Lucy Copstein

Curadoria
Letícia Lau

Produção
Babilônica Arte e Cultura

Produção CHC
Ana Adams
Luca Vilela Souza
Renata Meirelles
Vanessa Rodrigues de Freitas

Realização CHC
Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca