Capela Nosso Senhor dos Passos

Início / História / Capela Nosso Senhor dos Passos

Capela Nosso Senhor dos Passos

A ideia da construção de uma capela na Santa Casa nasceu quase que simultaneamente ao surgimento do Hospital de Caridade, criado em 1803. Dado o caráter religioso da Instituição, a edificação de um templo seria apenas uma questão de tempo. Dessa maneira, em 1819 iniciou-se a construção, concluída em 1835.

Já em 1821, a capela mesmo não concluída, possibilitava que os ofícios divinos fossem celebrados, primeiramente com missas nas sextas, sábados, domingos e dias santos. Logo, o pequeno templo passou a ser local de encontro da sociedade porto-alegrense, em casamentos, batizados, comunhões, velórios, celebrações de Páscoa, Natal e Ano Novo e aniversário da Santa Casa. A imagem de Nosso Senhor dos Passos, padroeiro que dá nome à Capela, foi trazida do Rio de Janeiro por fiéis em 1806 e passou a ser utilizada nas procissões organizadas pela comunidade católica, antes mesmo da conclusão da primeira Capela.

Durante os séculos XIX e XX, a Capela passou por várias reformas, ampliações e pinturas, recebendo imagens sacras e adornos, propiciando o aumento do espaço reservado aos fiéis e atendendo às solicitações das irmãs franciscanas, que em 1891 vieram trabalhar na Santa Casa. Alguns dos seus ornamentos estão preservados e compõem um conjunto de objetos do acervo museológico da Instituição.

O estilo original da sua fachada era colonial português e com apenas uma torre. Com as obras que recebeu traços góticos de suas duas torres demarcam a fisionomia atual do templo. O acesso dava-se por amplas escadarias até o alto patamar situado ao longo da fachada da Santa Casa. Na década de 1940, no contexto da urbanização da cidade, houve a remoção da antiga escadaria e feita uma nova entrada lateral, abrigada e mais suave.

Em 2003 foi feita a restauração do interior da Capela Nosso Senhor dos Passos, que revitalizou a pintura realizada pelo italiano Emílio Sessa, na década de 1960. Hoje, a Capela constitui-se num patrimônio histórico, depositária de um legado cultural produzido por uma sociedade que teve como um dos seus pilares, a religião.

Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca