Irmãs Franciscanas

Início / História / Irmãs Franciscanas

Irmãs Franciscanas

A intenção de entregar a administração interna da Santa Casa às religiosas existiu desde 1857, quando o Provedor Israel Rodrigues Barcelos tomou a iniciativa de fazer contatos com a Igreja.

Transcorreu 35 anos para que essa intenção pudesse ser concretizada. Finalmente, em 1891, ficou acertado que as Irmãs de Penitência e Caridade da Ordem 3′ de São Francisco de Heythuizen, da Alemanha, assumiriam a direção do Hospital e, então, a 30 de julho desse ano foi assinado o respectivo contrato.

No dia 2 de abril de 1893, dezessete Irmãs assumem a administração da Santa Casa, tendo como Superiora a Madre Anna Moeller, que chegou ao Brasil em 1872. A entrada no Hospital realizou-se dentro de um ambiente altamente solene e festivo. Celebrava-se, então, a festa da Páscoa.

Presentes na solenidade Dom Cláudio José Gonçalves de Leão, Bispo Diocesano, representantes da imprensa, corpo médico, membros da Irmandade e o Provedor interino, Francisco Soares de Almeida a quem coube a “honrosa incumbência de tornar realidade a maior aspiração dos Irmãos deste Pio estabelecimento” entregando a direção do serviço interno da Santa Casa “ao altruísmo das Irmãs de Caridade”. Era o começo de uma trajetória de um século.

No decorrer do tempo elas foram assumindo diferentes serviços: em 1918 tomam conta da Farmácia; em 1923 lhes foi conferida a administração geral do Hospital. Nesses anos e nos anos seguintes as Irmãs estão nas enfermarias, nas salas de operações, na cozinha, dispensa, lavanderia, no gabinete de radiologia, etc. Em 1946, além do Hospital Geral e do São Francisco, estão presentes no Hospital São José e, em 1952, integram a equipe do Hospital Santo Antônio.

Da costura à portaria, da lavanderia à secretaria, da Superiora à enfermeira, as Irmãs Franciscanas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, foram presenças constantes no mesmo esforço de amenizar as dores, abrandar o sofrimento e anunciar o nascimento*.

*Texto disponibilizado por Vera Lucia Zugno.

Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca